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VIII ENCONTRO VIRTUAL DA AMÉRICA DO SUL JACQUES MARITAIN


















ORGANIZAÇÃO:

INSTITUTO JACQUES MARITAIN DO BRASIL – IJMB

  • Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-SP

  • Faculdade de Direito da PUC-SP

  • Instituto Jacques Maritain da Argentina

  • Instituto Jacques Maritain do Chile

  • Grupo de Pesquisa – GEDs – Direitos Fundamentais à Luz da Doutrina Social – PUC-SP

  • Grupo de Pesquisa – GPCERTOS – Constituição, Educação, Relações de Trabalho e Organizações Sociais – UENP

As entidades acima convidam os interessados em geral e, especialmente, discentes, docentes e pesquisadores de graduação e pós-graduação a participarem do VIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO JACQUES MARITAIN – Brasil, Argentina e Chile, a ser realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2022.


TEMAS DOS GRUPOS DE TRABALHO

  1. Os Grupos de Trabalho – GTs – Artigos ou Resumos Expandidos têm os seguintes eixos temáticos:


    Grupo de Trabalho GT-1: Economia e Humanismo: os princípios da subsidiariedade e solidariedade


    Grupo de Trabalho GT-2: Jacques Maritain e a Declaração Universal dos Direitos Humanos


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

  1. O artigo deverá conter:


    a) Resumo em língua portuguesa e espanhola com extensão entre 100 e 250 palavras;


    b) No mínimo 05 (cinco) palavras-chave nas línguas portuguesa e espanhola;


    c) Introdução clara incluindo o tema, o problema, o objetivo, a justificativa e o método;


    d) Desenvolvimento adequado e lógico;


    e) Conclusão respondendo adequadamente o problema apresentado;


    f) Citações e referências conforme regras da ABNT (AUTOR/DATA);


    g) De 10 até 20 laudas no formato Word – A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.

  2. Os artigos poderão ser escritos em coautoria com até 04 (quatro) coautores no máximo. Não serão aceitos artigos com 5 ou mais autores. O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

  3. Cada autor poderá submeter até 02 (dois) artigos para apresentação no evento, desde que para GTs diferentes. Caso o autor envie os dois artigos para o mesmo GT, um deles será de ofício realocado pela comissão em outro GT, cumpridos os demais requisitos para admissão.

  4. Os Grupos de Trabalho – GTs, Artigos, têm os mesmos eixos temáticos contidos no item 1, acima.

  5. A avaliação, com a atribuição dos conceitos de excelente, bom, regular, ruim ou insatisfatório, seguirá os seguintes critérios:


    a) O tema do artigo vincula-se ao texto?


    b) A problematização do artigo está bem definida?


    c) A introdução apresenta de forma clara o tema, o problema, o objetivo, a justificativa e o método?


    d) A justificativa do artigo é clara?


    e) O método aplicado ao texto é apropriado?


    f) A estrutura do texto é adequada e lógica?


    g) O texto, na sua conclusão, responde adequadamente ao problema?


    h) As citações de fontes e as referências estão conformes às regras da ABNT?

  6. Somente será permitida a apresentação de artigos pelo(s) autor(es). A publicação dos artigos nos Anais, em forma de livro digital ou físico, depende de sua apresentação no evento.

  7. Em caso de coautoria, é suficiente a presença de um autor no momento da exposição, com direito a declaração de apresentação somente ao que apresentar o artigo.

  8. É recomendável que um dos autores do artigo já tenha cursado ou esteja cursando pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado).


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

  1. O resumo expandido deverá conter:


    a) Resumo em língua portuguesa e espanhola com extensão entre 100 e 150 palavras;


    b) No mínimo 03 (três) palavras-chave nas línguas portuguesa e espanhola;


    c) Breve introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;


    d) Desenvolvimento adequado e lógico;


    e) Conclusão respondendo adequadamente o problema;


    f) As citações devem obedecer às regras da ABNT (AUTOR/DATA);


    g) De 4 até 6 laudas no formato Word – A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.

  2. Os resumos expandidos poderão ser escritos em coautoria com até 04 (quatro) coautores no máximo. Não serão aceitos artigos com 5 ou mais autores.

  3. O conteúdo do resumo expandido é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

  4. Cada autor poderá submeter até 02 (dois) resumos expandidos para apresentação no evento, desde que para GTs diferentes. Caso o autor envie os dois resumos expandidos para o mesmo GT, um deles será de ofício realocado pela Comissão em outro GT, cumpridos os demais requisitos para admissão.

  5. A avaliação, com a atribuição dos conceitos de excelente, bom, regular, ruim ou insatisfatório, seguirá os seguintes critérios:


    a) O tema do resumo vincula-se ao texto?


    b) A introdução é clara?


    c) A estrutura do texto é adequada e lógica?


    d) O texto, na sua conclusão, responde adequadamente ao problema?


    e) As citações de fontes e as referências estão conformes às regras da ABNT?

  6. Somente será permitida a apresentação de resumos expandidos pelo(s) autor(es). A publicação dos resumos expandidos nos Anais, em forma de livro digital ou físico, depende de sua apresentação no evento.

  7. Em caso de coautoria, é suficiente a presença de um autor no momento da exposição, com direito a declaração de apresentação somente ao que apresentar o resumo.

  8. Os Grupos de Trabalho – GTs, Resumos Expandidos, têm os mesmos eixos temáticos contidos no item 1, acima.

  9. É recomendável que no mínimo um autor do resumo expandido já tenha cursado ou esteja cursando graduação. Admite-se o envio de resumo expandido também por pós-graduados.


DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. O prazo de submissão dos artigos e resumos expandidos se encerra no dia 13/10/2022, às 23h59.

  2. A apresentação do trabalho fica condicionada a:

    • Aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Encontro;

  3. As submissões serão feitas exclusivamente pelo formulário Google Forms no link: https://forms.gle/wzpoRbvfm7n7PAAQ9

  4. A divulgação do resultado da análise (admissão) será feita em 18/10/2022.

  5. Não será concedido prazo para recurso acerca da decisão final da banca avaliadora.

  6. Para cada grupo de trabalho (GT) Artigo / Resumo Expandido, serão aprovados os trabalhos que obtiverem as melhores notas na avaliação.

  7. Se houver grande número de artigos/resumos expandidos de alta qualidade submetidos ao mesmo grupo de trabalho, poderá se observar o desdobramento do grupo para contemplar um maior número de trabalhos.

  8. Caso o grupo de trabalho não receba resumos com a qualidade mínima para a apresentação, poderá haver o seu cancelamento, a critério da organização do evento.

  9. O envio de qualquer trabalho implica automaticamente na cessão dos direitos autorais aos organizadores do Encontro.

  10. A Comissão Científica decidirá os casos omissos.


COMISSÃO CIENTÍFICA

  • Prof. Ilton Garcia da Costa (UENP)

  • Prof. Julio Plaza (UBA)

  • Prof. Lafayette Pozzoli (PUC-SP)

  • Prof. Patricio Fernando Lombardo Bertolini (IJMC)

  • Prof. Renato Rua de Almeida (PUC-SP)

  • Prof. Valter Foleto Santin (UENP)


COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Gilmar Altamirano (IJMB)

  • Gonzalo F. Fernández (IJMA)

  • Guilherme Ramalho Netto (IJMB)

  • Gilmar Silveira (UFPA)

  • Luciana Paggiatto (PUC-SP)

  • Maria Laura Picon (IJMA)

  • Ricardo Del Barco (IJMA)

  • Saulo Santos Tobias (UNIVEM)

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