O Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB) foi estabelecido em 14/03/92 por André Franco Montoro e Dom Cândido Padin, com o propósito de promover o estudo e a disseminação da cultura fundamentada nos princípios do humanismo integral, a partir das ideias de Jacques Maritain e de outros pensadores humanistas contemporâneos, como Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) e a Doutrina Social da Igreja.
Associado ao Instituto Internacional Jacques Maritain em Roma, o IJMB é uma associação cultural que congrega intelectuais inspirados pelos princípios do humanismo integral, destacando a originalidade do pensamento de Maritain e sua relevância na contemporaneidade, especialmente no contexto do sistema democrático e na formulação dos Direitos Humanos.
Em 1945, após os horrores da Segunda Guerra Mundial, a UNESCO, com a participação de Maritain, iniciou um trabalho que resultou na importante Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Nela, o princípio da dignidade humana estava presente, refletindo a compreensão das bases concretas e universais do respeito “ao ser humano como um todo e a todos os seres humanos”, conceito consagrado nos livros de Maritain, como “Humanismo Integral” (1937) e “Os Direitos do Homem e a Lei Natural” (1942). É relevante ressaltar que os princípios do Bem Comum, do respeito e da promoção da dignidade humana, igualmente presentes nas obras de Maritain, estão incorporados na Declaração Universal.Maritain procurou demonstrar que a Democracia, os Direitos Humanos, a luta pela Paz Universal e a promoção do Bem Comum e da Dignidade da Pessoa Humana têm fundamentos em valores de inspiração evangélica, baseados na igualdade, liberdade e fraternidade.O Instituto Jacques Maritain do Brasil visa manter viva a essência do pensamento de seu fundador, submetendo-o ao escrutínio da crítica filosófica e histórica. Suas metas são concretizadas por meio de palestras e publicações, com ênfase no ambiente universitário, reconhecido como um importante foco de fermentação intelectual dos ideais humanos.A programação de suas atividades abrange pesquisas, debates, seminários, conferências e publicações. Sua estrutura é fundamentada nos Estatutos da Associação Instituto Jacques Maritain do Brasil, e na liderança do instituto no Brasil já estiveram: Dr. Alceu Amoroso Lima Filho (Presidente Emérito) e Dom Cândido Padin e André Franco Montoro (Presidentes Beneméritos).
Presidente de Honra
Dom Mathias Tolentino Braga, OSB – Abade do Mosteiro de São Bento
Presidente Emérito
Dr. Alceu Amoroso Lima Filho
Presidente Benemérito
Dom Cândido Padin
André Franco Montoro
Presidente do Conselho Deliberativo
Profª. Dra. Maria Luiza Marcílio