top of page

O Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB) foi estabelecido em 14/03/92 por André Franco Montoro e Dom Cândido Padin, com o propósito de promover o estudo e a disseminação da cultura fundamentada nos princípios do humanismo integral, a partir das ideias de Jacques Maritain e de outros pensadores humanistas contemporâneos, como Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) e a Doutrina Social da Igreja.

Associado ao Instituto Internacional Jacques Maritain em Roma, o IJMB é uma associação cultural que congrega intelectuais inspirados pelos princípios do humanismo integral, destacando a originalidade do pensamento de Maritain e sua relevância na contemporaneidade, especialmente no contexto do sistema democrático e na formulação dos Direitos Humanos.

Em 1945, após os horrores da Segunda Guerra Mundial, a UNESCO, com a participação de Maritain, iniciou um trabalho que resultou na importante Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Nela, o princípio da dignidade humana estava presente, refletindo a compreensão das bases concretas e universais do respeito “ao ser humano como um todo e a todos os seres humanos”, conceito consagrado nos livros de Maritain, como “Humanismo Integral” (1937) e “Os Direitos do Homem e a Lei Natural” (1942). É relevante ressaltar que os princípios do Bem Comum, do respeito e da promoção da dignidade humana, igualmente presentes nas obras de Maritain, estão incorporados na Declaração Universal.Maritain procurou demonstrar que a Democracia, os Direitos Humanos, a luta pela Paz Universal e a promoção do Bem Comum e da Dignidade da Pessoa Humana têm fundamentos em valores de inspiração evangélica, baseados na igualdade, liberdade e fraternidade.O Instituto Jacques Maritain do Brasil visa manter viva a essência do pensamento de seu fundador, submetendo-o ao escrutínio da crítica filosófica e histórica. Suas metas são concretizadas por meio de palestras e publicações, com ênfase no ambiente universitário, reconhecido como um importante foco de fermentação intelectual dos ideais humanos.A programação de suas atividades abrange pesquisas, debates, seminários, conferências e publicações. Sua estrutura é fundamentada nos Estatutos da Associação Instituto Jacques Maritain do Brasil, e na liderança do instituto no Brasil já estiveram: Dr. Alceu Amoroso Lima Filho (Presidente Emérito) e Dom Cândido Padin e André Franco Montoro (Presidentes Beneméritos).

Presidente de Honra

Dom Mathias Tolentino Braga, OSB – Abade do Mosteiro de São Bento

Presidente Emérito

Dr. Alceu Amoroso Lima Filho

Presidente Benemérito

Dom Cândido Padin

André Franco Montoro

Presidente do Conselho Deliberativo

Profª. Dra. Maria Luiza Marcílio

bottom of page