Instituto Jacques Maritain do Brasil | Quem somos | Instituto Jacques Maritain do Brasil
2693
page-template-default,page,page-id-2693,ajax_updown_fade,page_not_loaded,

Quem somos

jacques-maritain-jeunesO Instituto Jacques Maritain do Brasil – IJMB – foi fundado em 14/03/92, por André Franco Montoro e Dom Cândido Padin, e tem como objetivo “o estudo e difusão da cultura inspirada nos princípios de um humanismo integral” de Maritain, e de outros representantes do pensamento humanista contemporâneo como Alceu Amoroso Lima – Tristão de Athayde e da Doutrina Social da Igreja.

Associado ao Instituto Internacional Jacques Maritain, com sede em Roma, é uma associação cultural que reúne intelectuais inspirados nos princípios do humanismo integral no que tem de original do pensamento de Maritain e em sua atualidade particularmente em relação ao sistema democrático e na formulação dos Direitos Humanos.

Em 1945, depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, a UNESCO nomeou uma Comissão Internacional –com a participação de Maritain— da qual resultou o importante Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Nela o pensamento da comissão praticamente foi liderado por Maritain que levou ao entendimento sobre as bases concretas e universais do respeito “ao Homem Todo e a Todos os Homens” formula consagrada em seu livro Humanismo Integral(1937). O principio do Bem Comum e do respeito e promoção da Dignidade do Homem, igualmente inscritos nas obras de Maritain estão presentes na Declaração Universal. Maritain procurou demonstrar que a Democracia, os Direitos Humanos, a luta pela Paz Universal e pela promoção do Bem Comum e da Dignidade da Pessoa Humana repousam sobre valores de inspiração evangélica, de igualdade, de liberdade e de fraternidade.

O Instituto preocupa-se em manter vivo o pensamento de seu autor, procurando ressaltar a sua atualidade, passando pelo crivo da critica filosófica e histórica.

O Instituto concretiza suas metas através de Núcleos de Estudos em todo o país, principalmente nas universidades, importante foco de fermentação intelectual dos ideais humanos.

A programação de suas atividades inclui pesquisas, debates, seminários, conferencias e publicações.

Sua estrutura esta consolidada em seus Estatutos da Associação Instituto Jacques Maritain do Brasil.

Presidente de Honra: Dom Mathias Tolentino Braga, OSB – Abade do Mosteiro de São Bento
Presidente Emérito: Dr. Alceu Amoroso Lima Filho
Presidentes Beneméritos: Dom Cândido Padin e André Franco Montoro
Presidente do Conselho Deliberativo: Profª. Dra. Maria Luiza Marcílio